Logotipo SIM+, plataforma de gestão de manutenção industrial

Como os sensores IoT podem ajudar na manutenção industrial?

Saiba como funcionam os sensores inteligentes e quais são os benefícios da sua aplicação nas indústrias!
Como os sensores IoT podem ajudar na manutenção industrial

Os sensores IoT (Internet das Coisas) são ferramentais essenciais para melhorar a qualidade dos processos de manutenção industrial.

Nas indústrias, esses dispositivos são instalados nos equipamentos para colher dados como temperatura, indicadores de condições elétricas e de vibração das máquinas, por exemplo. Essas informações alimentam os softwares de gestão de manutenção, permitindo criar um panorama das condições de “saúde” das máquinas.

Com a coleta de dados muito mais qualificada, os gestores de manutenção podem tomar decisões mais confiáveis, aumentando a disponibilidade dos equipamentos (principalmente em linhas de produção que tenham alta demanda) e reduzindo ou eliminando a necessidade de manutenções corretivas.

Como funcionam os sensores IoT?

Os chamados sensores inteligentes são capazes de coletar informações do mundo físico para convertê-las em análises automatizadas e em tempo real. 

Através desses dispositivos instalados em ambientes e equipamentos, é possível monitorar parâmetros e disparar alertas para as equipes responsáveis pelas correções sempre que um desvio no padrão for detectado.

Isso só é possível porque a Internet das Coisas permite a interconexão entre diferentes tipos de aparelhos dentro de um sistema. Os sensores IoT coletam informações e se comunicam, permitindo que os diversos componentes que compõem esse sistema troquem dados entre si, e não apenas com o controlador (seja ele um software ou uma pessoa).

Assim, os aparelhos e equipamentos se tornam capazes de cruzar informações e de se regular de forma autônoma, aumentando a eficiência dos processos. Isso permite que os sistemas sejam geridos como um “organismo”, e não apenas como uma série de tarefas independentes.   

Crescimento da IoT nas indústrias

A utilização da tecnologia nos processos da manutenção não é novidade. Segundo Maurício de Almeida Pinheiro Marcello, gerente de manutenção e serviços da Araujo Abreu, na década de 1990, dispositivos de automação predial já eram largamente utilizados, porém a difusão da Internet em larga escala proporcionou o avanço da IoT.

“O uso de dispositivos que dispensam cabos de infraestrutura permite maior velocidade na instalação e na implantação das tecnologias que fazem a leitura em tempo real de alguns parâmetros técnicos. Todas essas ferramentas ajudam na interpretação e na tomada de decisão para o acionamento de planos de contingências”, observa.  

O gerente completa ainda que, com esses dispositivos, é possível antecipar falhas e problemas, assegurar que ações mais rápidas sejam tomadas em caso de quebras de equipamentos e, consequentemente, garantir que as operações industriais não sejam prejudicadas. 

plano de manutencao industrial

Gestão mais assertiva

De olho nas vantagens que a tecnologia pode trazer para os processos de manutenção industrial, a Araujo Abreu pretende intensificar o seu uso e acaba de fechar um contrato para a aquisição dos sensores Smart, os sensores inteligentes da Construmarket.

“Em 2022 completamos 100 anos de existência e sempre estivemos alinhados com as boas práticas de manutenção e com o avanço da tecnologia, buscando nos diferenciar na entrega de nossos produtos e flexibilizar as soluções técnicas e operacionais para nossos clientes. Por essa razão, resolvemos comprar os dispositivos de monitoramento de parâmetros técnicos que se aplicam em nossas operações”, conta o gerente.

Segundo Marcello, a pandemia acabou adiando um pouco o investimento. “Passamos por um período crítico durante os dois anos mais intensos da pandemia e hoje, diante de um cenário mais próximo da normalidade, vimos a oportunidade de aplicação destes dispositivos IoT no dia a dia. Nosso objetivo é reduzir a aplicação de esforço humano nas atividades de monitoramento que podem ser realizadas com aplicação da tecnologia. Desta forma, podemos concentrar os esforços na qualidade da realização de outras atividades de rotina e até mesmo na melhoria de SLAs (Service Level Agreement ou, em português, Acordo de Nível de Serviço)”, explica.

A empresa adquiriu sensores de nível de reservatórios de água e de combustível, de abertura de porta, de consumo de energia, de vibração, de temperatura e de umidade.

A expectativa com relação ao uso desses sensores é grande. A Araujo Abreu espera que, com a aplicação desses dispositivos, a gestão dos parâmetros seja mais eficiente e a tomada de decisão, mais rápida e assertiva.

“Estaremos nos baseando em uma massa de dados reais e online, o que deve permitir que os processos com rigor semestral que implicam em planejamento, custo, logística e eventual parada de equipamento aconteçam a cada minuto e de forma contínua”, completa.

Marcello lembra também que os sensores Smart devem proporcionar a otimização de recursos devido à eliminação de tempos de deslocamento e de atividades burocráticas. “Em resumo, eles devem nos levar a processos mais enxutos e com alto grau de assertividade, reduzindo as perdas de recurso de mão de obra”, observa.

 Sensores Smart e Sim+

Os sensores Smart são a solução da Construmarket para atender às necessidades das indústrias. Com eles, é possível colher informações técnicas dos equipamentos e repassá-las para os dashboards no Sim+, alimentado essa plataforma com dados em tempo real.

O uso combinado dos sensores Smart e da plataforma Sim+ auxilia líderes e equipes de gestão dentro dos processos de manutenção industrial, permitindo que eles se antecipem aos problemas e garantam ações mais rápidas e eficientes. 

AGENDE UMA DEMO SIM 2

Conclusão

Os sensores IoT, também conhecidos como sensores inteligentes, são uma excelente opção para os profissionais que buscam eficiência e assertividade na gestão de manutenção industrial.

Esses dispositivos podem detectar todas as condições dos equipamentos, gerando sinais claros para que as ações sejam tomadas sem que haja paradas inesperadas das máquinas e, consequentemente, prejuízos na produção.


TEXTO: Gisele Cichinelli


COLABORAÇÃO TÉCNICA

Maurício de Almeida Pinheiro Marcello – gerente de manutenção e serviços da Araujo Abreu


Leia também:

Como a IOT está relacionada com a indústria 4.0

O que é indústria 4.0

O que é SLA – Service Level Agreement?

Lorem ispum

Lorem ipsum dolor sit amet

Conteúdos relacionados

Inscreva-se em nosso blog gratuitamente e receba as novidades!

SIM+, software de gestão de manutenção industrial.

Descubra como o
SIM+ pode tornar a sua
manutenção mais inteligente