Logotipo SIM+, plataforma de gestão de manutenção industrial

O que é manutenção industrial?

Descubra o que é, quais as vantagens e o que levar em conta em um plano de manutenção industrial
Homem vestido com macacão laranja faz a manutenção industrial em uma máquina.

A manutenção industrial é um conjunto de estratégias e ações tomadas para garantir o perfeito funcionamento dos equipamentos e, consequentemente, a produtividade e os bons resultados das empresas.

Quando bem planejada e executada, ela proporciona ao gestor uma visão ampla e integrada de todo os processos, auxiliando na redução do downtime e garantindo o gerenciamento correto dos recursos e o padrão de qualidade dos produtos. Também ajuda a minimizar os riscos de acidentes que podem afetar os colaboradores e o meio ambiente.  

“Se bem elaborada, a manutenção industrial contribui, ainda, para manter o custo de produção bastante competitivo”, completa Sérgio Ferreira, instrutor do curso de Manutenção Industrial do Instituto Monitor.

Quais são os tipos de manutenção industrial?

Na indústria, é possível adotar vários tipos de manutenção. São eles:

Manutenção corretiva não planejada

É a correção de um equipamento ou componente realizada assim que um problema é identificado. Deve ser feita imediatamente para evitar que o processo produtivo seja interrompido.

Manutenção corretiva planejada

Geralmente é feita para corrigir o desempenho das máquinas e dos componentes. É executada dentro de intervalos da produção ou em horários que não comprometam o processo de produção.   

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é realizada para reduzir ou evitar falhas ou quedas de desempenho, sempre seguindo uma programação no calendário de manutenção e uma rotina de reparação básica.

Manutenção preditiva

Segue os mesmos princípios da manutenção preventiva, porém agrega métodos diferentes. Nela, são realizadas inspeções e testes rotineiros para avaliar os componentes integrantes dos itens de produção e assim analisar e identificar irregularidades. Em seguida, são programadas as ações de substituição e reparos.  

Manutenção detectiva

A manutenção detectiva é realizada nos sistemas de proteção com o objetivo de detectar falhas ocultas ou não perceptíveis às equipes.

Engenharia de manutenção

É uma evolução no conceito de manutenção industrial, pois induz o engenheiro de manutenção a buscar as melhores práticas de gestão e a aplicar as técnicas mais modernas. 

O que são PCM e PCP?

Dentre as estratégias adotadas na manutenção industrial, está a elaboração do planejamento e controle da manutenção (PCM) e do planejamento e controle da produção (PCP). 

O PCM pode ser considerado como o núcleo estratégico do setor de manutenção industrial. De acordo com Ferreira, ele é responsável por alinhar todo o processo, desde o planejamento até a execução e a análise da eficiência e qualidade dos trabalhos realizados.

Resumidamente, o PCM prevê a execução da manutenção do início ao fim, fazendo a gestão estratégica de todos os processos e recursos com o objetivo de aprimorar a operação e garantir o perfeito funcionamento dos ativos.

Já o PCP é um sistema que auxilia no gerenciamento de produção, captando suas necessidades e reduzindo os seus custos. “O principal objetivo do PCP é prever, controlar e otimizar o uso dos recursos, melhorando os resultados da produção”, explica o instrutor.

CALCULADORABANNER

Quais são os erros comuns na manutenção industrial?

Há uma série de erros que podem comprometer o processo de manutenção, tais como:  

– Falta de organização;

– Falha no armazenamento do histórico e das informações de ações adotadas na manutenção;

– Utilização de equipes mal dimensionadas;

– Utilização de equipes não treinadas ou não capacitadas;

– Ferramentais inadequados ou fora de condições de uso;

– Falta de PCM;

– Falta de histórico dos ativos;          

– Desorganização e falta de peças de reposição.

Para que esses erros não ocorram, é muito importante contar com especialistas bem-preparados para fazer a gestão da manutenção. Outro ponto de atenção é fazer os registros corretos de todos os dados levantados.

Manter estoques organizados e investir em bons softwares também são estratégias importantes adotadas pelas empresas de ponta.

“É muito importante elaborar um bom plano de manutenção industrial e se comprometer com todas tarefas estipuladas”, observa Ferreira.

O instrutor lembra, ainda, que um plano de manutenção eficaz precisa considerar etapas importantes, como a elaboração de um inventário do patrimônio, a organização do histórico de manutenção, a definição de um cronograma de criticidades, a verificação de custos e a determinação e a metrificação do tamanho da equipe para evitar imprevistos nos processos.  

Como a tecnologia pode ajudar?

Uma das principais vantagens de apostar no uso de ferramentas digitais para fazer a gestão da manutenção industrial está na possibilidade de excluir de vez processos mais rudimentares, feitos no papel ou em planilhas de Excel, o que contribui bastante para melhorar o fluxo de informações.   

“Com a tecnologia, é possível criar padrões para preenchimento de dados e ainda agilizar a troca das informações coletadas em campo para serem analisadas por gestores e líderes”, lembra Felipe Fernandez de Melo Veiga, consultor de implantação da plataforma Sim+ da Construmarket.

O uso de aplicativos também permite que os problemas sejam comunicados mais rapidamente. Com as informações sendo transmitidas em tempo real, todos os processos de manutenção podem ser agilizados.  

Softwares de gestão

Contar com um bom software de gestão de manutenção industrial, como o Sim+, também ajuda os profissionais da área a controlar os serviços planejados, agilizar os atendimentos, aumentar a eficiência e o dinamismo na coleta e busca de informações e padronizar os dados e as rotinas de manutenção.  

“Os softwares ajudam a reduzir o número de falhas em equipamentos, acelerar o atendimento e realizar paradas de manutenção dentro de um planejamento eficiente, colaborando assim com a produção e maximizando o tempo de vida útil de equipamentos e componentes”, completa Veiga.  

Conclusão

Com estratégias, boas práticas e adoção de tecnologias, a manutenção industrial é uma ferramenta imprescindível para evitar gastos não planejados com correções, que podem impactar diretamente no custo final e na qualidade de todo o processo produtivo.  


TEXTO: Gisele Cichinelli


AGENDE UMA DEMO SIM

COLABORAÇÃO TÉCNICA

Felipe Fernandez de Melo Veiga – consultor de implantação da plataforma Sim+ da Construmarket

Sérgio Ferreira – engenheiro e instrutor técnico do curso de manutenção industrial do Instituto Monitor


Leia também:

Como a IoT está relacionada com a indústria 4.0

5 desafios comuns na gestão de manutenção industrial

Lorem ispum

Lorem ipsum dolor sit amet

Conteúdos relacionados

Inscreva-se em nosso blog gratuitamente e receba as novidades!

SIM+, software de gestão de manutenção industrial.

Descubra como o
SIM+ pode tornar a sua
manutenção mais inteligente