A digitalização dos processos de manutenção industrial é uma das principais estratégias para potencializar a gestão de ativos e inserir as indústrias na era da Indústria 4.0.
Com o uso massivo de tecnologias para esse fim, os procedimentos e serviços de manutenção podem ser tornar mais ágeis e inteligentes, aumentando a produtividade e a competitividade das empresas.
Com os processos digitalizados, todas as rotinas de manutenção podem ser realizadas com muito mais precisão, melhorando a performance dos maquinários e das equipes.
De acordo com Maurício Figueiredo Salerno, coordenador de manutenção e serviços da Araujo Abreu, o uso do QR Code é um exemplo disso. Uma vez fixado às máquinas através da identificação e do cadastro, essa ferramenta digital pode acessar o sistema de gestão de manutenção buscando não só as ordens de serviço do plano de manutenção, mas também as ordens de serviço corretivas abertas para aquele equipamento.
“Assim, é possível evitar erros na identificação dos equipamentos, além de facilitar o dia a dia do executante. Com um celular em mãos, ele poderá acessar todas as informações necessárias, reduzindo o tempo gasto com a procura de dados e com a assinatura de documentos e ainda garantindo maior assertividade na realização das atividades”, conta.
A digitalização consiste, basicamente, no uso intensivo de tecnologias como androides, QR Code, geolocalização e sistemas de gestão de manutenção.
Outro caminho é digitalizar ordens de serviço e instruções operacionais do plano de manutenção para transformar qualquer material impresso em digital, eliminando a geração de resíduos físicos, como papéis, por exemplo.
Na gestão de ativos, as etapas de identificação dos equipamentos, incluindo o levantamento de cada tipo de máquina, sua localização e sua classificação de criticidade, podem ser digitalizadas.
Com a digitalização, todo material impresso (como ordens de serviços, instruções operacionais, normas informativas e guias rápidos, por exemplo) pode ser escaneado e depois descartado.
“Isso permite que o levantamento de dados e as pesquisas posteriores sejam feitas de modo mais rápido e eficiente. Uma vez atualizadas no sistema, as informações ficam disponíveis para todos, enquanto que no modelo tradicional uma pessoa deve inseri-las no sistema”, lembra Salerno.
Mas como deve ser feita a transição dos sistemas analógicos para os digitais?
Confira quais são os cuidados na hora de elaborar uma estratégia de digitalização para o setor de manutenção da sua empresa:
O primeiro passo é identificar quais são as necessidades atuais da área de manutenção de ativos. Identifique todos os tipos de equipamentos e as áreas que serão alvo das manutenções. Esse é o melhor caminho para definir que processos são prioritários e devem ser digitalizados com mais urgência.
A digitalização dos processos irá afetar toda a gestão da área de manutenção, portanto é fundamental que todos os profissionais estejam alinhados e engajados em implantá-la.
Os colaboradores deverão preparar todos os documentos que serão digitalizados e para isso é muito importante que alguns requisitos de qualidade sejam observados.
“Os padrões dos dados a serem digitalizados devem ser seguidos à risca. O ideal é usar padrões para letras e para formatações de documentos, para citar alguns exemplos”, explica Salerno.
Durante a fase de implantação dos sistemas digitais, é muito importante identificar quais serão as vantagens deste processo, já que serão necessários investimentos em equipamentos.
Salerno conta que a digitalização do plano de manutenção e a eliminação da impressão de papéis e de documentos exige um investimento pesado em redes de dados, em equipamentos como celulares e em programas de gestão de manutenção de excelente qualidade.
“Isso porque eles devem gerar toda a segurança possível para a obtenção das informações em tempo real”, observa.
Como o objetivo é gerar ganho de produtividade, a quantidade de equipamentos disponibilizados para os mecânicos é um ponto crucial para que a estratégia de digitalização seja bem-sucedida. Com poucos equipamentos, a produtividade cai, pois eles terão de ser usados por mais funcionários.
Implantar a digitalização em etapas também contribui para que os gestores e as equipes possam absorver as mudanças de forma mais eficaz e efetiva.
Outra etapa importante é verificar se as mudanças estão atendendo as expectativas ou não. Algumas vezes, a familiarização da equipe com uma forma mais avançada de conceito de gestão, como por exemplo o uso de androides, pode causar incômodo em um primeiro momento.
“Pode acontecer, inclusive, a rejeição por parte daqueles que não possuem a habilidade necessária para lidar com novas tecnologias ou estão mais acostumados com uso do papel”, alerta Salerno.
Vale lembrar que o objetivo da digitalização é aumentar a eficiência da gestão da manutenção nas indústrias e, consequentemente, o seu lucro. Por isso, é importante verificar a relação entre o custo e o benefício da sua implantação.
A segurança dos dados é indispensável na era digital, por isso é importante identificar quais informações são sensíveis e como a empresa lida com elas.
O ideal é contar com softwares de segurança e alinhar as estratégias com a Lei Geral de Proteção de Dados para prevenir roubos ou vazamentos de informações.
Vale lembrar que a digitalização dos processos de manutenção tem como objetivo impulsionar a Indústria 4.0, conceito surgido na Alemanha com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento e o aumento da competitividade das indústrias.
Isso porque, entre os seus principais pilares da chamada quarta revolução industrial, está o uso intensivo de tecnologias digitais para uma completa reorganização das atividades fabris e a transformação dos processos produtivos e da relação das equipes com as máquinas.
Entre astecnologias disponíveis para cumprir esse papel estão:
– Internet das coisas (IoT);
– Computação em nuvem;
– Sistemas de automação avançados;
– Inteligência artificial;
– Big Data;
– Realidade aumentada;
– Sistemas integrados com automação de manutenção de ativos;
– Sistemas de qualidade;
– Algoritmos avançados de aprendizados das máquinas;
– Sistemas de segurança da informação;
– QR Codes.
De acordo com Felipe Fernandez de Melo Veiga, consultor de implantação do Sim+, da Construmarket, um dos maiores efeitos da digitalização é tornar a transmissão de informações muito mais ágil.
Segundo o consultor, com o uso do Sim+, toda a coleta de histórico fica mais rápida, ágil e confiável. Essa ferramenta digital também oferece relatórios detalhados e customizados, procedimentos padrões para as atividades de manutenção, padronização nos cadastros de ativos e aplicativos para a execução de chamados, ajudando os gestores a eliminar de vez o uso de papel.
Ao digitalizar a gestão de ativos, as empresas podem reduzir os defeitos, as paradas dos equipamentos e os custos de manutenção, além de aumentar a vida útil dos ativos e a eficiência da manutenção.
A digitalização também assegura maior produtividade e assertividade no uso das informações que, quando atualizadas no sistema de controle, permite a todos os usuários se atualizarem em tempo real.
O que é engenharia de manutenção?
O que é downtime e como evitá-lo?
TEXTO: Gisele Cichinelli
Felipe Fernandez de Melo Veiga – consultor de implantação do Sim+
Maurício Figueiredo Salerno – coordenador de manutenção e serviços da Araujo Abreu
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