Os custos de manutenção nada mais são do que as despesas relacionadas a todos os serviços necessários para manter as instalações industriais em boas condições de funcionamento. Normalmente, são compostos pelos custos com mão de obra, materiais, ferramentas, equipamentos e veículos.
Controlar e reduzir os gastos com esses itens é fundamental para evitar surpresas desagradáveis no orçamento e garantir a eficiência e a confiabilidade das operações.
Confira 7 dicas de como reduzir custos de manutenção industrial:
Um bom planejamento economiza tempo de trabalho. Dessa forma, os materiais, os insumos, as ferramentas, os equipamentos de manutenção e a mão de obra estarão disponíveis no momento da execução dos serviços, aumentando a eficiência global da equipe.
Evitar que hajam paralisações inesperadas de equipamentos e retrabalhos também é essencial para controlar os custos com manutenção.
“Alguns autores mencionam que as falhas levam a um custo 7 a 20 vezes maior que o de manutenção preventiva. Nesse contexto, qualquer retrabalho eleva ainda mais o custo e o desperdício”, alerta Marcos Maran, diretor-presidente da Maran Gestão de Ativos & Facility Management e ex-presidente e atual membro do Conselho de Administração da ABRAFAC (Associação Brasileira de Facility Management, Property e Workplace).
Para evitar que as falhas aconteçam é recomendado aplicar ações preditivas por meio de inspeções termográficas, de uso de ultrassom, de análises de vibração, de análise de óleo lubrificante e de isolação, entre outros.
Com essas ações, é possível acompanhar o estado de desgaste dos equipamentos e realizar a manutenção antes que eles falhem.
Outra medida, mas já na forma de gestão da manutenção, é realizar uma análise FMEA (Failure Mode and Effects Analisys ou, em português, análise dos modos e efeitos da falha), o que só é possível com um banco de dados de histórico de falhas.
“Nesse caso, o uso de um software CMMS (Computerized Maintenance Management System) ajuda muito”, lembra o conselheiro da Abrafac.
Leia também: O que é CMMS?
Ter na mão o conhecimento do estado de degradação dos equipamentos é essencial para planejar e balancear as atividades de manutenção.
Assim, é possível definir o que deve ser feito de maneira prioritária, antecipar ações, realizar comunicados de intervenção e providenciar equipes, materiais e equipamentos para realizar os serviços antes da ocorrência da falha.
O mecânico tem habilidade e sabe como fazer a troca de um rolamento de motor? Sabe como instalar o motor na base e fazer seu alinhamento com a carga? O eletricista sabe como identificar uma falha no comando de um painel? Sabe como substituir o componente?
É fundamental que as respostas a essas questões sejam positivas. Isso porque a boa formação da mão de obra é indispensável para garantir a qualidade dos trabalhos a serem executados e para eliminar o retrabalho.
“Somente quem está bem treinado e conhece bem os equipamentos e instalações consegue fazer os reparos necessários corretamente e na primeira vez, evitando retrabalho”, confirma Maran.
Imagine que um equipamento importante da linha de produção falhou e não existe o componente para reparo no almoxarifado.
Agora, pense que o custo por hora desse equipamento pode ser na ordem de R$ 50 mil. A linha vai ficar parada por muitas horas, portanto as perdas podem ser enormes!
Uma boa administração de materiais é essencial e complementa a gestão de manutenção. Controlar e evitar a falta de materiais é uma forma de garantir o perfeito andamento dos serviços.
A tecnologia é uma excelente aliada na redução de custo, pois permite a atuação proativa 100% baseada em dados.
Com ela fica mais fácil monitorar indicadores da operação e determinar níveis de desgaste, depreciação e periodicidade de reparos dos equipamentos.
A realização de rondas periódicas supervisionadas por softwares de maneira automatizada e rápida também permite antecipar a necessidade de reparo.
“A utilização de um sistema de gerenciamento de manutenção contribui muito com a criação de um planejamento adequado, a organização do histórico de tudo que foi realizado e a digitalização dos processos de forma geral”, lembra Alessandra Campanel, gerente de customer success da Construmarket.
Com a ajuda de uma plataforma de gerenciamento também é possível identificar a capacidade produtiva da equipe técnica e atuar de forma estratégica na alocação dos recursos.
“A ideia é eliminar gastos desnecessários e avaliar o custo-benefício dos processos de manutenção para chegar a alternativas eficazes, que aumentem a agilidade do time”, reforça Campanel.
O uso de sensores também contribui para automatizar ainda mais os processos. Os equipamentos emitem alertas através desses dispositivos avisando que o seu desempenho está instável ou que algo não está funcionado como deveria.
“Com isso podemos eliminar uma grande parte do trabalho de inspeção que é realizado manualmente e atuar com maior assertividade na manutenção, reduzindo custos”, complementa Campanel.
É importante lembrar que, na maioria dos casos, a redução de custos em manutenção industrial está diretamente ligada à eficiência.
Maran reforça que é muito difícil gerenciar um setor de manutenção com qualidade sem o auxílio de um CMMS.
“Essa ferramenta ajuda em todo o ciclo de planejamento, dando informações sobre a ocupação e a formação da mão de obra, as especialidades e a expertise requeridas num determinado trabalho e os materiais disponíveis, por exemplo”, acredita o conselheiro da Abrafac.
Com o software de gestão de manutenção industrial Sim+, da Construmarket, o profissional pode gerenciar de maneira muito mais segura e eficiente suas atividades.
De acordo com Felipe Fernandez, consultor de implantação do Sim+, ao utilizar os recursos da plataforma, como as projeções de mão de obra, de materiais, de ferramentas e de despesas, os planejadores podem ter uma visão mais clara e ampla dos recursos necessários para atender as manutenções periódicas.
“Dessa forma, é possível evitar surpresas próximas às datas de execução das demandas. Do ponto de vista das ações não planejadas, os históricos de atendimentos fornecidos pelo sistema ajudam a área de planejamento a visualizar os gargalos de maiores reincidências e atuar nos ativos antes que as quebras voltem a ocorrer”, explica o consultor.
As atividades de manutenção fazem parte do dia a dia de qualquer indústria. Mas controlar e até mesmo reduzir os custos com essas atividades é fundamental para evitar que os orçamentos estourem.
A atenção com as rotinas preventivas e o uso de tecnologias adequadas, como a plataforma Sim+, da Construmarket, contribuem bastante para atingir essas metas.
TEXTO: Gisele Cichinelli
Alessandra Campanel – gerente de customer success daConstrumarket
Marcos Maran – diretor-presidente da Maran Gestão de Ativos & Facility Management e ex-presidente e atual membro do Conselho de Administração da ABRAFAC (Associação Brasileira de Facility Management, Property e Workplace).
Felipe Fernandez – consultor de implantação da plataforma Sim+, da Construmarket
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