O que é CMMS?

O CMMS (Computerized Maintenance Management System ou, em português, software de gestão de manutenção computadorizado) é uma ferramenta digital imprescindível para as indústrias que planejam aumentar sua eficiência e reduzir seus custos de operação.

Com ela, é possível sistematizar e centralizar todas as informações acerca da gestão de manutenção de uma empresa, o que torna essa atividade muito mais ágil e assertiva.

“O objetivo das ferramentas digitais como o CMMS é reduzir as manutenções corretivas indesejáveis a médio prazo, elevando o número de ações preventivas preestabelecidas. Isso diminui os custos e as paradas indesejáveis e permite que os objetivos de produção estabelecidos pelos diretores industriais sejam alcançados”, sintetiza Marcio Gonçalves, gerente de contas da plataforma Sim+, da Construmarket.   

Mas o que é um CMMS?

O CMMS nada mais é do que um software de gestão que tem a capacidade de centralizar todos os dados sobre a manutenção de uma empresa.

Assim, é possível organizar as informações levantadas e emitir relatórios muito mais confiáveis, o que permite ao gestor tomar decisões mais seguras.

Como todos os processos são organizados em diversas planilhas no mesmo sistema, o seu acesso às informações é feito de modo rápido e preciso. 

De acordo com Paulo Américo Reis, diretor técnico-comercial da VL Sauter Automação e presidente do Departamento Nacional de Automação e Elétrica da Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento), o CMMS é um verdadeiro gerenciador das operações.

“O software acaba sendo um indicador de todos os trabalhos de manutenção necessários para que a empresa mantenha suas operações”, explica o diretor.

Quais as principais vantagens de usar CMMS na gestão da manutenção industrial?

No caso da indústria, algumas vantagens do uso dos softwares de gestão de manutenção computadorizados são bastante evidentes. Conheça algumas delas:

– Centralização de informação em ambiente digital, eliminando planilhas em papel;

– Dados mais confiáveis e análises mais precisas dos indicadores de desempenho (KPIs);

– Facilidade e rapidez para reportar problemas e danos nos equipamentos;

– Aumento da produtividade;

– Redução do tempo de paradas;

– Controle de custos;

– Aumento da vida útil dos ativos;

– Melhoria do controle da gestão dos inventários;

– Precisão na tomada de decisões;

– Capacidade de disponibilização de dados em nuvem e maior segurança cibernética;

– Operação remota total do sistema;

 – Automação de processos, controle ambiental e segurança patrimonial com a redução de custos.

Como o CMMS pode ajudar a reduzir os custos operacionais na indústria?

O uso de ferramentas tecnológicas como o CMMS é uma excelente estratégia para reduzir custos de manutenção.

Com esses softwares, é possível determinar o nível de desgaste e de depreciação de equipamentos críticos para manter a produção em atividade, além de determinar com eficiência a periodicidade dos reparos e dos consertos necessários. 

Os sistemas de gerenciamento de manutenção computadorizados também permitem às equipes executantes reduzir o tempo médio de reparo e, consequentemente, o número de horas extras envolvidas nessas ações.  

“Assim, os custos praticados são reduzidos e podem ser analisados através de acompanhamentos técnicos envolvendo o planejamento e a execução de serviços”, explica Felipe Fernandez, consultor de implantação da plataforma Sim+.   

O CMMS também agiliza e facilita a implementação das estratégias de manutenção preventiva ou proativa, reduzindo os custos extras com os reparos inesperados e o prejuízo que as paradas indesejadas podem causar.  

 

Como escolher a melhor solução de CMMS?

Antes de contratar o software de gestão de manutenção, é importante certificar-se sobre a usabilidade da plataforma.

O ideal é que o sistema seja bem intuitivo, simples de ser acessado por toda a equipe, e que também seja flexível, adaptável, passe por atualizações constantes e se integre a outros softwares. 

Segundo Reis, o software deve permitir a operação de toda a instalação e deve executar tarefas como visualização e monitoramento do processo, controle da instalação, processamento de mensagens e alarmes, registro, funções de gerenciamento e otimização subordinadas, além de ter memória de dados ilimitada e arquivamento central.

“Ele pode ser 100% baseado na web para uso, bem como para configuração do usuário final. Também é importante que a sua arquitetura permita complementos ​​de acordo com as necessidades, sem nenhuma restrição específica de plug-in, o que expandirá a capacidade do sistema”, complementa o diretor da Abrava.

Como o Sim+ contribui na gestão da manutenção industrial?

O software Sim+ foi desenvolvido para proporcionar ao usuário maior controle dos serviços compartilhados, garantindo agilidade no atendimento, eficiência e dinamismo nas rotinas diárias e gerenciamento dos procedimentos.  

Dentro das suas especificidades, a plataforma oferece histórico da manutenção centralizado, organização nos processos, gestão operacional e financeira, relatórios de MTBF X MTTR e custos por equipamento, para citar algumas funções.  

“O SIM+ traz todos os processos de atendimento da manutenção, dando ao gestor o controle das ações que estão sendo executadas pelo seu time, aumentando a velocidade no atendimento e efetuando ações rápidas para manter os principais equipamentos ativos e operantes dentro da produção. Também guarda todos os registros realizados no atendimento de uma ocorrência e gera relatórios operacionais e financeiros de forma fácil e simples”, explica Marcio Gonçalves.

Conclusão

Os softwares de gestão de manutenção computadorizados (também conhecido como CMNS), como o Sim+, da Construmarket, são ferramentas essenciais para as indústrias que buscam aumentar a eficiência e reduzir custos de manutenção.

Com eles, é possível organizar e facilitar o acesso a dados importantes que contribuem decisivamente na tomada de decisões e na gestão dos negócios.

 


 

 

TEXTO: Gisele Cichinelli


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COLABORAÇÃO TÉCNICA:

Paulo Américo Reis – diretor técnico-comercial da VL Sauter Automação e presidente do Comitê de Normas Regulatórias da Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento)

Felipe Fernandez – consultor de implantação da plataforma Sim+, da Construmarket  

Marcio Gonçalves – gerente de contas da plataforma Sim+, da Construmarket

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