O CMMS (Computerized Maintenance Management System ou, em português, software de gestão de manutenção computadorizado) é uma ferramenta digital imprescindível para as indústrias que planejam aumentar sua eficiência e reduzir seus custos de operação.
Com ela, é possível sistematizar e centralizar todas as informações acerca da gestão de manutenção de uma empresa, o que torna essa atividade muito mais ágil e assertiva.
“O objetivo das ferramentas digitais como o CMMS é reduzir as manutenções corretivas indesejáveis a médio prazo, elevando o número de ações preventivas preestabelecidas. Isso diminui os custos e as paradas indesejáveis e permite que os objetivos de produção estabelecidos pelos diretores industriais sejam alcançados”, sintetiza Marcio Gonçalves, gerente de contas da plataforma Sim+, da Construmarket.
Neste conteúdo, você verá os seguintes assuntos:
Boa leitura!
O CMMS nada mais é do que um software de gestão que tem a capacidade de centralizar todos os dados sobre a manutenção de uma empresa.
Assim, é possível organizar as informações levantadas e emitir relatórios muito mais confiáveis, o que permite ao gestor tomar decisões mais seguras.
Como todos os processos são organizados em diversas planilhas no mesmo sistema, o seu acesso às informações é feito de modo rápido e preciso.
De acordo com Paulo Américo Reis, diretor técnico-comercial da VL Sauter Automação e presidente do Departamento Nacional de Automação e Elétrica da Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento), o CMMS é um verdadeiro gerenciador das operações.
“O software acaba sendo um indicador de todos os trabalhos de manutenção necessários para que a empresa mantenha suas operações”, explica o diretor.
No caso da indústria, algumas vantagens do uso dos softwares de gestão de manutenção computadorizados são bastante evidentes. Conheça algumas delas:
– Centralização de informação em ambiente digital, eliminando planilhas em papel;
– Dados mais confiáveis e análises mais precisas dos indicadores de desempenho (KPIs);
– Facilidade e rapidez para reportar problemas e danos nos equipamentos;
– Aumento da produtividade;
– Redução do tempo de paradas;
– Controle de custos;
– Aumento da vida útil dos ativos;
– Melhoria do controle da gestão dos inventários;
– Precisão na tomada de decisões;
– Capacidade de disponibilização de dados em nuvem e maior segurança cibernética;
– Operação remota total do sistema;
– Automação de processos, controle ambiental e segurança patrimonial com a redução de custos.
O uso de ferramentas tecnológicas como o CMMS é uma excelente estratégia para reduzir custos de manutenção.
Com esses softwares, é possível determinar o nível de desgaste e de depreciação de equipamentos críticos para manter a produção em atividade, além de determinar com eficiência a periodicidade dos reparos e dos consertos necessários.
Os sistemas de gerenciamento de manutenção computadorizados também permitem às equipes executantes reduzir o tempo médio de reparo e, consequentemente, o número de horas extras envolvidas nessas ações.
“Assim, os custos praticados são reduzidos e podem ser analisados através de acompanhamentos técnicos envolvendo o planejamento e a execução de serviços”, explica Felipe Fernandez, consultor de implantação da plataforma Sim+.
Antes de contratar o software de gestão de manutenção, é importante certificar-se sobre a usabilidade da plataforma.
O ideal é que o sistema seja bem intuitivo, simples de ser acessado por toda a equipe, e que também seja flexível, adaptável, passe por atualizações constantes e se integre a outros softwares.
Segundo Reis, o software deve permitir a operação de toda a instalação e deve executar tarefas como visualização e monitoramento do processo, controle da instalação, processamento de mensagens e alarmes, registro, funções de gerenciamento e otimização subordinadas, além de ter memória de dados ilimitada e arquivamento central.
“Ele pode ser 100% baseado na web para uso, bem como para configuração do usuário final. Também é importante que a sua arquitetura permita complementos de acordo com as necessidades, sem nenhuma restrição específica de plug-in, o que expandirá a capacidade do sistema”, complementa o diretor da Abrava.
O software Sim+ foi desenvolvido para proporcionar ao usuário maior controle dos serviços compartilhados, garantindo agilidade no atendimento, eficiência e dinamismo nas rotinas diárias e gerenciamento dos procedimentos.
Dentro das suas especificidades, a plataforma oferece histórico da manutenção centralizado, organização nos processos, gestão operacional e financeira, relatórios de MTBF X MTTR e custos por equipamento, para citar algumas funções.
“O SIM+ traz todos os processos de atendimento da manutenção, dando ao gestor o controle das ações que estão sendo executadas pelo seu time, aumentando a velocidade no atendimento e efetuando ações rápidas para manter os principais equipamentos ativos e operantes dentro da produção. Também guarda todos os registros realizados no atendimento de uma ocorrência e gera relatórios operacionais e financeiros de forma fácil e simples”, explica Marcio Gonçalves.
TEXTO: Gisele Cichinelli
O que é SLA – Service Level Agreement?
O que é CMF – Custo de Manutenção sobre Faturamento
Paulo Américo Reis – diretor técnico-comercial da VL Sauter Automação e presidente do Comitê de Normas Regulatórias da Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento)
Felipe Fernandez – consultor de implantação da plataforma Sim+, da Construmarket
Marcio Gonçalves – gerente de contas da plataforma Sim+, da Construmarket
Aqui você encontra um guia completo para criar e otimizar seu Plano de Manutenção de…
Descubra como a manutenção preventiva industrial pode revolucionar a eficiência e confiabilidade da operação.
Explore como o monitoramento online pode aumentar a segurança, otimizar operações e melhorar os resultados…
Descubra como a mobilidade está transformando a manutenção industrial e como o Sim+ pode ser…
Otimize a gestão de manutenção com o Sim+, um software de manutenção industrial completo. Aumente…
Descubra como MTBF e MTTR aprimoram a gestão de manutenção e como a plataforma Sim+…
This website uses cookies.