Saber identificar o que é um defeito, uma falha ou uma pane em um equipamento é essencial para garantir o sucesso da gestão de manutenção em uma indústria.
Sem a clareza desses conceitos, é possível que o gestor tome decisões erradas que podem afetar a produção e aumentar os custos da manutenção.
Lembre-se! Um bom profissional deve ter muitas habilidades, a começar por um profundo conhecimento técnico e teórico.
Entenda mais sobre esse assunto.
Como diferenciar defeitos, falhas e panes?
Basicamente, defeitos, falhas e panes são problemas que afetam os ativos e podem reduzir ou paralisar sua produtividade.
Quando acontece em equipamentos considerados críticos, os riscos e os prejuízos podem ser enormes, já que a linha de produção pode ser bastante afetada.
A NBR 5462 (Confiabilidade e Mantenabilidade) classifica esses conceitos da seguinte forma:
– Defeito
É caracterizado por qualquer desvio de uma caraterística de um item em relação aos requisitos. Acontece quando um ativo não pode desempenhar sua função de modo efetivo e pode ou não afetar a capacidade produtiva de um ativo.
Embora o defeito não necessariamente inviabilize o funcionamento de um equipamento, ele deve ser visto com atenção e rapidamente tratado, evitando que vire uma falha ou até mesmo uma pane.
Há dois tipos de defeitos:
Defeito crítico – defeito que provavelmente resultará em condições perigosas e inseguras para as pessoas, danos materiais significativos ou outras consequências inevitáveis.
Defeito maior – defeito que provavelmente resultará em uma falha ou reduzirá consideravelmente a utilização do item para o fim a que se destina.
– Falha
Refere-se à perda total da capacidade de produção do equipamento. Quando esse evento ocorre, o ativo deixa de funcionar de maneira adequada, afetando a produção da operação.
Alguns tipos de falhas:
Falha crítica – resulta em condições perigosas e inseguras para a equipe que trabalha, podendo também levar a danos materiais.
Falha aleatória – ocorre no período de operação e pode ser de natureza técnica, operacional e humana.
Falha por desgaste – acontece devido ao tempo, à vida útil do ativo ou à falta de manutenção adequada.
– Pane
Diferentemente da falha que é considerada um evento, a pane é definida como um estado em que máquinas e equipamentos industriais perdem a capacidade de funcionar.
Mas vale ressaltar que não necessariamente um defeito ou falha estão diretamente relacionados à pane. Outras situações podem levar os equipamentos a chegarem a esse estado.
Reforçando, esses conceitos podem até parecer semelhantes, mas existem diferenças importantes entre eles.
Um defeito não limita obrigatoriamente a capacidade de operação do ativo. Enquanto a falha é um evento, a pane é um estado.
Um defeito pode virar uma falha ou gerar uma pane, mas não necessariamente são situações interligadas, ou seja, uma pode acontecer sem conexão com a outra.
Anomalias e tipos de manutenção
Classificar corretamente o estado das máquinas e dos equipamentos é o primeiro passo antes de definir quais serão as estratégias e as ações de manutenção e reparo a serem tomadas.
O ideal é identificar a anomalia o mais rápido possível, garantindo maior precisão e segurança na investigação.
Para impedir que um defeito evolua para uma falha ou até mesmo para uma pane, deve-se investir em uma manutenção preventiva, feita com intervalo regular e pré-determinado. Pode ser programada para acontecer a cada semana, mês ou até mesmo anualmente.
Com a adoção de um conjunto de ações preventivas, sejam elas administrativas, técnicas e de planejamento, é possível gerenciar os processos produtivos e as instalações com o foco em reduzir ou impedir a ocorrência de defeitos.
No entanto, sempre que uma falha ou uma pane ocorrer, é preciso adotar ações corretivas. Através da correção, é possível recolocar qualquer coisa em funcionamento novamente, seja uma peça, uma máquina, um componente, um motor ou até mesmo uma fiação elétrica danificada.
Como a tecnologia pode contribuir para evitá-las?
Os softwares de gestão de manutenção industrial, como o Sim+, da Construmarket, ajudam a reduzir o número de defeitos, falhas e panes em equipamentos.
Essa ferramenta permite a coleta de dados sobre o histórico do equipamento, do serviço ou do processo, e também agiliza os resultados, sobretudo quando a manutenção é corretiva.
Também permite acelerar o atendimento e realizar paradas de manutenção dentro de um planejamento eficiente, colaborando assim com a produção e maximizando o tempo de vida útil de equipamentos e componentes.
Com o Sim+, é possível agilizar e melhorar a operação e a gestão, ao transformar as informações coletadas em aliadas para tomada de decisão e para evitar paradas indesejadas.
Conclusão
Distinguir as diferenças entre defeitos, falhas e panes que podem ocorrer nos ativos é fundamental para orientar corretamente as decisões e as ações de manutenção.
Os gestores de manutenção industrial também contam com ferramentas tecnológicas de ponta, como os softwares de gestão como o Sim+, que ajudam a identificar, prevenir e corrigir essas anomalias.
TEXTO: Gisele Cichinelli
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