O setor mais importante na indústria não é outro se não o da manutenção. Isso porque, sem ele, é praticamente impossível manter as máquinas e os equipamentos funcionando.
Se os ativos sofrem com paradas não programadas, a empresa pode ter que lidar com atraso nas entregas e desperdícios, inclusive custos elevados com reparos e consertos. Ou seja, tem muito a perder.
Assim, eis que muitos gestores se questionam: “Será que existe uma forma de economizar e aumentar o ROI de um setor tão importante como o de manutenção?”
Sim, é possível, e mostraremos de que forma fazer isso neste post!
A gestão de manutenção é uma prática de controle que visa impedir que paradas não programadas prejudiquem os resultados da indústria. Quando a empresa não realiza a gestão, ela não sabe dizer qual é o estado atual dos seus ativos. E fica, assim, sujeita a lidar com erros e falhas de última hora.
Imagine que a sua indústria possui um ativo de criticidade alta que não recebeu manutenção no último ano. Será que esse equipamento tem um bom desempenho? Será que é capaz de funcionar por mais seis meses sem apresentar falhas?
Uma das grandes vantagens da gestão de manutenção é que a prática ajuda a aumentar a confiabilidade dos ativos. E essa confiança reflete na segurança da equipe e influencia nos processos de produção. No entanto, os benefícios não param por aí.
Além de aumentar a confiabilidade dos ativos e a segurança dos trabalhadores, a gestão de manutenção também ajuda a empresa a economizar ao:
Todos os ativos possuem um ciclo de vida útil. Porém, não é porque um equipamento possui um ciclo de vida determinado que é impossível prolongar o seu tempo de funcionamento.
Se a indústria tomar os cuidados necessários, aplicar a manutenção correta, seguir as instruções do fabricante e monitorar o desempenho das máquinas, é possível aumentar sua disponibilidade e durabilidade e postergar a compra de equipamentos novos.
As paradas não programadas costumam gerar prejuízos enormes para a indústria. Afinal, quanto mais tempo um equipamento fica inativo, maior é o risco de ocorrer atraso nas entregas, perda de qualidade e insatisfação de clientes.
Para que isso não ocorra, é necessário minimizar o tempo de inatividade e avaria dos ativos. E só existe uma forma de conseguir isso: realizando uma gestão de manutenção eficaz.
A manutenção corretiva é o tipo de manutenção mais custosa para a empresa. Isso porque os serviços de mão de obra e as peças tendem a ser mais caros quando adquiridos de última hora.
A gestão de manutenção, entretanto, resolve esse impasse, reduzindo a possibilidade da indústria lidar com a manutenção corretiva e arcar com custos muito elevados.
Além de prolongar a vida útil, reduzir custos e minimizar o tempo de inatividade dos ativos, a gestão de manutenção também ajuda a sua indústria a economizar ao melhorar o controle de estoque. Afinal, a empresa para de sofrer com a perda de materiais e pode se programar financeiramente para adquirir os itens.
Quando a indústria vai comprar uma máquina ou um equipamento novo, ela geralmente precisa desembolsar uma grande quantia de dinheiro. É compreensível, então, que o gestor queira acelerar ao máximo o tempo de Retorno Sobre o Investimento (ROI).
Conseguir isso nem sempre é fácil porque aumentar o ROI depende de uma série de fatores. Mas, caso a empresa garanta o bom funcionamento dos ativos, isso se torna possível na gestão de manutenção.
Pense que, ao investir em uma ferramenta de manutenção e aplicar a manutenção correta em cada uma das máquinas, a indústria consegue garantir a continuidade dos processos fabris. Como consequência, cumpre com todos os prazos e aumenta a satisfação dos clientes.
Isso ajuda muito na sua competitividade, reputação e atração de novos clientes. E quanto maior passa a ser o seu alcance, melhores são as chances de concluir vendas e aumentar o faturamento.
A plataforma Sim+ é uma plataforma moderna e intuitiva que possui um único objetivo: simplificar a gestão de manutenção. Por meio dessa ferramenta é possível monitorar o desempenho das máquinas, fazer o planejamento da manutenção e emitir ordens de serviço.
Não só isso, criar planos preventivos com rotinas e periodicidades personalizadas para cada máquina e peça, bem como controlar todas as entradas e saídas do estoque.
A plataforma também permite o cadastro completo dos ativos. Então o gestor pode inserir informações específicas sobre os ativos como, por exemplo, características, e níveis de prioridade. Os profissionais envolvidos também podem acompanhar os indicadores de manutenção (KPIs) e usar esses dados para reforçar ainda mais a sua tomada de decisão.
A Sim+ é uma das maiores plataformas de manutenção industrial do Brasil, e até então conta com mais de:
Quer simplificar a sua gestão de manutenção e usufruir de todos os benefícios? Então conheça a plataforma Sim+ na prática!
Aqui você encontra um guia completo para criar e otimizar seu Plano de Manutenção de…
Descubra como a manutenção preventiva industrial pode revolucionar a eficiência e confiabilidade da operação.
Explore como o monitoramento online pode aumentar a segurança, otimizar operações e melhorar os resultados…
Descubra como a mobilidade está transformando a manutenção industrial e como o Sim+ pode ser…
Otimize a gestão de manutenção com o Sim+, um software de manutenção industrial completo. Aumente…
Descubra como MTBF e MTTR aprimoram a gestão de manutenção e como a plataforma Sim+…
This website uses cookies.