Software de gestão de manutenção industrial facilita dia a dia

Buscar alta performance com o menor tempo de parada possível dos equipamentos, evitando prejuízos às empresas, é uma meta a ser alcançada por todos os gestores de manutenção industrial. Para alcançá-la, esses profissionais podem utilizar a tecnologia: um software de gestão de manutenção industrial, como o Sim+, da Construmarket.

Mas como o Sim+ auxilia os gestores de manutenção industrial no dia a dia?

O uso de um software de gestão de manutenção, como o Sim+, é imprescindível para auxiliar, de forma operacional e financeira, a implementação dos conceitos de manutenção 4.0 – modalidade avançada de gestão na qual o uso de dados digitais é intensificado para que as empresas alcancem uma reorganização total das suas operações.

Com o uso do Sim+, toda a coleta de histórico fica mais rápida, ágil e confiável. Essa ferramenta digital oferece relatórios detalhados e customizados, procedimentos padrões para as atividades de manutenção, padronização nos cadastros de ativos e aplicativos para a execução de chamados, ajudando os gestores a eliminar de vez o uso de papel.

Também dispõe de todas as informações da rotina de manutenção em uma planta industrial num único local, com aplicativos de fácil manuseio, inclusive com o recurso para a captação de fotos, que ficam armazenadas como evidências do apontamento feito. Esses dados são disponibilizados em tempo real para gestores de manutenção e produção. 

A plataforma Sim+ embarca as funcionalidades mais efetivas de atendimento e de execução da rotina de manutenção industrial, contendo as melhores práticas de mercado, tanto no fluxo de atendimento como na sua operação.

Também ajuda na elaboração de um plano de manutenção industrial através do armazenamento de dados das atividades executadas e proporciona mobilidade ao levar as ordens de serviço em celulares e tablets na mão do mantenedor, que pode pontuar seu horário, comentar pontos encontrados na vistoria e fotografar os componentes que precisam ser trocados.

O sistema traz muitos parâmetros, mas sem complicação e com telas muito fáceis de entender. “Suas telas são intuitivas e amigáveis, o que é um grande trunfo dessa ferramenta. Além de oferecer muito mais detalhes com menos dificuldade para obtê-los, todos os seus ambientes, seja na web ou nos aplicativos operacionais, possuem uma didática muito simples, facilitando o dia a dia operacional”, explica Marcio Gonçalves, gerente de contas da Construmarket.

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Sim+ no mercado

No mercado há mais de 30 anos, o software de gestão industrial foi criado para organizar a quantidade enorme de dados envolvidos nas operações.

De acordo Gonçalves, desde que a Construmarket comprou o sistema, em 2017, a ferramenta vem passando por processos de melhorias contínuas, conseguindo solidificar sua atuação em diversos segmentos, como indústria farmacêutica, química, têxtil, automobilística e alimentícia.

O próximo passo agora é integrá-lo à tecnologia Smart de sensores IoT (Internet das Coisas), que permite o monitoramento dos equipamentos em tempo real”, conta o gerente.

Evolução tecnológica

Apesar do avanço da manutenção industrial no Brasil, são poucas as indústrias que utilizam softwares de gestão específicos para esse fim.

Gonçalves acredita que a justificativa para esse cenário está na falta de conhecimento sobre processos e ferramentas digitais. “Muitas empresas ainda usam o tradicional sistema ERP, o que abre um espaço enorme a ser desbravado por sistemas de gestão industrial como o Sim+”, observa.

Ainda segundo o gerente de contas, a tendência é que haja uma migração natural para tecnologias de gestão mais especializadas e com um nível maior de detalhamento para a tomada de decisões à medida que o mercado se consolide ao longo do tempo.

Experiência bem-sucedida

Uma empresa que saiu na dianteira e já faz uso dessa ferramenta digital é a Araujo Abreu, que atua desde 1922 no mercado de gerenciamento de serviços e engenharia, como manutenção, automação, instalações prediais, industriais e especiais.

Apostamos no Sim+ porque, com essa ferramenta, conseguimos fazer a gestão dentro de todos os conceitos adotados pela engenharia de manutenção industrial, que visa a aplicação de processos para alcançar a melhor manutenibilidade”, conta Maurício Salerno, coordenador de manutenção e serviços da Araujo Abreu.

Usamos praticamente todos os recursos disponíveis, tais como a árvore de localização, sincronismos de ordens de serviço, cadastro e localização de equipamentos e criticidade de equipamentos, por exemplo. O Sim+ é muito intuitivo, fácil de usar, permite backup, pode ser integrado com o almoxarifado e possibilita criar vários modelos de relatórios”, observa o coordenador.

Confira as principais funcionalidades do Sim+:

Solicitações de serviços:

Abre solicitações apontando a câmera do celular para o QR Code. Exclusivo para solicitantes, permite abrir o chamado, acompanhá-lo em tempo real e avaliar o atendimento.

Fluxos automáticos:

Envia chamados às equipes especializadas sem a necessidade de operadores.

Ordens de serviço digitalizadas:

Torna visível o andamento do trabalho e da performance, além de garantir a rastreabilidade plena, o controle de horários, intervenções e SLA.

Apontamento de falhas:

Os equipamentos e componentes podem ser mapeados com informações parametrizadas de sintomas, causas e intervenções. Através da coleta desses dados, é possível criar uma base de inteligência e analisá-los para evitar que erros e problemas se repitam.

Cadastro dinâmico de spare parts:

Cada equipamento ganha um quadro histórico real das spare parts mais importantes, permitindo que a operação tenha informações mais rápidas, que ficam registradas na Ficha de Equipamento com data, quantidade e detalhes.

Plano de manutenção preventiva:

O Sim+ elabora planos de manutenção preventiva com rotinas e periodicidades para cada equipamento.

Cadastro de locais:

Permite organizar, documentar e entender o comportamento dos locais onde ficam os equipamentos e colaboradores.

Gerenciamento de estoques:

Controla entradas e saídas do estoque, cadastro de peças, custo de cada item e os indicadores automáticos de estoque mínimo.

Relatórios e gráficos:

Cria mais de 30 gráficos e relatórios para fazer análises mais inteligentes. Permite visualizar KPIs, produtividade, custos, SLA, materiais e quantidade de serviços executados.

Dashboard:

Os indicadores de desempenho (KPIs) podem ser acompanhados em painéis com gráficos a escolha do usuário, que pode acompanhar em tempo real tudo o que está acontecendo na planta industrial.

Gestão de equipes:

Ajuda na gestão das equipes próprias ou terceirizadas, internas ou volantes, auxiliando a encontrar gargalos e a acompanhar a produtividade dos times.

Conexão com outras plataformas:

O Sim+ pode ser conectado com as principais plataformas ERPs (Enterprise Resource Planning), integrando os sistemas de gestão e facilitando a centralização e o controle das operações com APIs flexíveis e fáceis de usar.

BI – Gerador de consultas:

Permite realizar análises específicas, que podem ser salvas para futuras consultas, escolher e mesclar consultas, filtrar períodos e gerar relatórios ou gráficos personalizados com índices de performance operacional e financeira. 

Conclusão

A plataforma digital Sim+, da Construmarket, se destaca pela versatilidade, facilidade de uso e nível de detalhes e dados que consegue gerar, munindo os gestores de manutenção industrial com informações imprescindíveis para a tomada de decisões.  Portanto, é uma ferramenta digital crucial para os profissionais que almejam maximizar seu desempenho.

Colaboração técnica:

Maurício Figueiredo Salerno – coordenador de manutenção e serviços da Araujo Abreu

Marcio Gonçalves – gerente de contas da Construmarket

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